top of page

Barragem de Fumadinho

Nossa! preciso correr, já estou atrasado. Vamos lá, Dinho, um banho rápido. Acho que dá tempo de pegar um copo de café para acordar, ele vai me ajudar a organizar as ideias – hoje será um dia difícil no escritório, preciso estar ligado. Ainda bem que vou de carro, assim tenho tempo para pensar e preparar o que falar na reunião durante o longo percurso até lá. Melhor ainda, vou sozinho, pois assim posso fumar à vontade, sem ter que ouvir o discurso da patroa, sempre na minha orelha para largar o cigarro. Aliás, onde está o meu maço?


Esse negócio de não poder fumar no prédio do escritório, não fumar em casa, isso já está me deixando louco! Mas aqui no carro é a minha praia, meu oásis. Só não posso deixar a fumaça solta, rodando pelos bancos, pois aí impregna no estofado e... lá vem bronca, policiamento..., Eita castigo que é ter uma mulher que não fuma! O jeito é abrir as janelas para ventilar bem. Pobre de mim, também não posso usar o cinzeiro do carro, porque senão ela não só percebe que fumei, como fica contando quantos foram.


Mas é um prazer, né? Nossa que falta me faz! Cada baforada é um problema que consigo equacionar como resolver. Hoje, então, com tantos problemas a enfrentar, vou fumar um monte até chegar no trabalho!


Ainda bem que não está muito frio, janela aberta tem duas serventias – dispersar a fumaça e descartar as bitucas, que maravilha!


O trânsito parou, maior engarrafamento. Mas o que está acontecendo? De repente escureceu, tá o maior fog! E o que é isso vindo em minha direção? Uma avalanche? Brumadinho, é isso! Rompeu a barragem, a lama vem vindo em minha direção, vai cobrir o carro, vou morrer sufocado! Não, não é lama, é um monte de coisas fumengantes... SOCORRO! São bitucas, milhares invadindo o carro, entrando pela janela... as pontas acesas dos cigarros que fumei! Vão me sufocar!


Nossa, que susto! Despertador tocando e eu nem ouvi...


------

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número estimado de fumantes no mundo é de 1,6 bilhão. Essa enormidade de pessoas joga fora, de acordo com informações da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), 7,7 bitucas de cigarro por dia. Ou seja, são cerca de 12,3 bilhões de bitucas descartadas diariamente. De acordo com relatório da NBC News, a bituca de cigarro polui mais o oceano do que as sacolas e canudos de plástico. Basta caminhar pelas ruas de qualquer cidade brasileira para ver uma bituca de cigarro em cada canto. A preocupação em relação aos números é grande porque um dos "esportes" mais praticados pelos fumantes é o “lançamento de bitucas”, o que prejudica a cidade e o meio ambiente.

68 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Meu Neruda

Publicações
bottom of page