top of page

Saímos bem na foto?

Já se deram conta da importância que o registro visual tomou nas nossas vidas? Parece que é mais importante fotografar do que vivenciar o momento que se apresenta aos nossos olhos.

Somos, a princípio, dotados de cinco sentidos básicos: visual, tátil, auditivo, olfativo e gustativo. De uma forma simplista, são eles os mecanismos pelos quais captamos os estímulos que nosso cérebro processa e transforma em sensações e sentimentos.


O que me espanta é que o mundo tecnológico de hoje, aliado à importância da imagem exterior que passamos, reduz esses sentidos a praticamente um só: o visual. E essa maneira de captar o mundo exterior não é o olhar observador, contemplativo, presente no momento. É o olhar através das lentes de uma câmera de celular.


Esse filtro transforma tudo somente em um registro. Tenho a impressão de que o nosso olhar perde muito da conexão necessária para acionar mecanismos internos de prazer, que nos fazem apreciar um pôr do sol, o sorriso de um bebê, uma obra de arte, um acontecimento em família. No afã de capar o momento, de não perder uma boa foto ou vídeo, deixamos de viver plenamente a cena que se descortina. É como se não fizéssemos parte dela. Deixamos de ser protagonistas para nos tornamos meros propagandistas. Sim, porque ato contínuo o registro fotográfico é postado nas redes sociais.


Criamos um distanciamento com a realidade. Perdemos uma oportunidade preciosa de estar ali, de corpo e espírito presentes, para nos preocuparmos com o melhor ângulo, a insolação, a qualidade da foto, e assim por diante. Passamos a ser avatares de nós mesmos, num universo hedonista em que o importante é compartilhar passagens bonitas e felizes de nossas vidas, mesmo que elas nem tenham sido assim.


Pelas lentes de um celular, sempre saímos bem na foto. Será que não é o momento de esquecermos esse filtro?

140 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Pesadelo?

Comments


Publicações
bottom of page